quinta-feira, 30 de julho de 2009

U.N.I.D.A.D.E.

Letra: Vitor Pi

Atenção, atenção! Mensagem positiva
Deixa eu explicar qual é de mermo dessa rima
Mastigo, mastigo, e aproprio o que interessa
Faço uso do filtro e exproprio o que não presta
Faço referências e deixo evidente
Antropofagia determina o estilo da gente
Estilo louco, inteligente
Sua percepção não compreende
Se não compreende, então tente
A porta foi feita pra você, abra e entre
Se não tentar não consegue, fenece
Ao que me parece, a ignorância prevalece
Disseram que o meu som não era rap
Com segregação o movimento não cresce
Mas deixe para lá, isso aí a gente esquece
Não faço questão de fazer parte dessa espécie
Comédia tem inveja, porque sabe que o meu som é fora de série
UNIÃO NÃO INFLUENCIADA DEMAGOGICAMENTE
ANTROPOFAGIA DETERMINA O ESTILO DA GENTE
UNIÃO NÃO INFLUENCIADA DEMAGOGICAMENTE
ANTROPOFAGIA DETERMINA, O ESTILO É QUENTE
Parcerias vão e vêm
Começam bem, nem sempre acabam bem
Se bem que também estarei sempre além
Sem olhar a quem
Não devo nada a ninguém
“one good thing about music, when it hits you feel no pain”
Não gostou do que falei?
Ora, ora, quem falou foi Bob Marley
E agora, vai tratar com desdém?
A ideia que me vem
É que música é harém
Minha postura se mantém
Porque não sirvo às artes, são elas que me servem
Promiscuidade inata, o artista tem
Variedade alta, são mais de cem
Aquele que é fiel e só faz o que convém
Não vai pro céu, vai morrer virgem
Enquanto o jesuíta catequiza e diz amém
Os caetés salivam e o comem
Sardinha enlatada, já dispensei
Pra batina manjada nova roupagem
Não preciso de pajem
Pois sou pajé
E tu, o que é?
Submisso, aquém
Muito aquém
UNIÃO NÃO INFLUENCIADA DEMAGOGICAMENTE
ANTROPOFAGIA DETERMINA O ESTILO DA GENTE
UNIÃO NÃO INFLUENCIADA DEMAGOGICAMENTE
ANTROPOFAGIA DETERMINA, O ESTILO É QUENTE
O hip hop é de ninguém, não tem dono
O hip hop é de ninguém, é de todos
Quem é você pra dizer o que devo fazer?
Você é doido
Faço dele o que quiser, pois é
Isso aqui é um microfone e não um picolé
Sua vida imita a arte, minh’arte imita a vida
Nunca ouve da minha parte mensagem fictícia
Visão separatista, nunca houve da minha parte
A arte imita a vida, pois viver é uma arte
Por que falo em parte se pretendo unidade?
Partindo do princípio que apartheid é uma verdade
Pra ficar mais claro, catei no dicionário
A palavra gueto e seu significado
Bairro onde os judeus moravam obrigados
Lugar onde o povo é confinado
Pra não virar finado tem que andar ligeiro
Libertar-se das correntes, deixar de ser prisioneiro
Não sou mais escravo, descarto os paradigmas
Então segura tua peruca, zacarias
UNIÃO NÃO INFLUENCIADA DEMAGOGICAMENTE
ANTROPOFAGIA DETERMINA O ESTILO DA GENTE
UNIÃO NÃO INFLUENCIADA DEMAGOGICAMENTE
ANTROPOFAGIA DETERMINA, O ESTILO É QUENTE

Nesta letra podemos observar um desabafo. Aquilo que havia sido explicado na letra “Divórcio”, cabe também aqui. Neguinho do rap fica indignado comigo pelo fato de eu tentar inovar misturando outros estilos ao rap, chegando ao absurdo de me excomungar do movimento, como se pudesse fazê-lo. O rap, o hip hop, não são religiões, não têm dono nem dogmas, são artes, e as artes devem ser usadas como instrumento de expressão e não usar o indivíduo como fazem os clérigos que pregam alienação. Chega de catequização! Eis o meu som, não pretende segregação, e sim u.ni.d.a.d.e., siga lá esta sigla! (União Não Influenciada Demagogicamente, Antropofagia Determina o Estilo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário